segunda-feira, 23 de abril de 2012

PASSEIO CICLISTICO

Diversão, alegria, contato com a natureza, esporte e saúde. Além destes, outros tantos  benefícios podem ser usufruídos em um simples andar de bicicleta. Algo natural, que toda a criança realiza quase que diariamente, mas que os adultos em razão da correria e do dia a dia tem perdido o contato com estas coisas simples, belas e saudáveis da vida.
E foi com todos estes ingredientes que com muito êxito o Pelotão da Brigada Mirim de Santa Rosa realizou novamente um passeio ciclístico, no dia 14 de abril. Com o apoio da Casa dos Concertos, que mais uma vez prontamente apoiou a ideia emprestando bicicletas aos alunos carentes, saímos do centro da cidade e passamos pela Vila Esperança, Lageado Figueira, Vila Santos e Av. Expedicionário Weber.
O ponto alto foi quando os alunos passaram pela área rural no Lageado Figueira, com os benefícios do ar puro, contato com a natureza, mas também com muito esforço pra vencer as subidas no caminho. Por acreditar que o lazer deve ser obrigatório ao tratar o tema Responsabilidade Social com Crianças e Adolescentes (Estatuto da Criança e do Adolescente art. 4°), que os instrutores 1° Sgt Amarildo Kaiber (Coordenador), Sd Jarbas Bueno de Lima, professora Gabriela Crestani proporcionaram este sábado para todos os alunos atendidos pelo Pelotão Mirim.


segunda-feira, 16 de abril de 2012

PASCOA DO PELOTÃO MIRIM



Nas dependências da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santa Rosa no último dia quatro de abril às 19:00 h, reuniram-se professores, pais e alunos do Pelotão Mirim da Brigada Militar, para participar de uma celebração sobre a Páscoa.
O Evangelista André Oliveira, da igreja Assembléia de Deus, fez uma explanação sobre o verdadeiro sentido da páscoa, que vai além dos doces e chocolates, nos lembrando de que na páscoa se comemora a libertação do povo de Israel, que vivia em escravidão no Egito, e também a ressurreição de Jesus Cristo que é o verdadeiro cordeiro de Deus.
Participaram das atividades, a secretária de Desenvolvimento Social, a Sr Terezinha Krolikowiski e a coordenadora da Criança e do adolescente, Angela Cristina Soares da Silva.
Encerrando as atividades da semana da Páscoa, na quinta-feira os alunos assistiram a um filme “A Paixão de Cristo” e também ganharam uma cesta de doces e chocolates.
O Pelotão Mirim é coordenado pelo 1º Sgt Amarildo, tendo como instrutores o Sd Jarbas de Lima e a professora Gabriela Crestani.






quinta-feira, 15 de março de 2012

VOLTA AS AULAS 2012

   Um novo desafio, uma nova história para ser escrita  2012. Mais uma turma de alunos iniciaram as atividades no ultimo deia 06 de março. São 20 alunos no turno da manhã e 25 alunos no turno da tarde. Para recepcionarmos os alunos realizamos a primeira aula com a presença dos pais, alunos, e a equipe de instrutores, 1Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas Bueno de Lima, Professora Gabriela Amancilia de Lima Crestani.
   Já na primeira semana foi realizado um sábado de atividades na Associação dos Praças da BM, com almoço, jogos de futebol, tenis de mesa e banho de piscina.  Continuamos com a mesma ideologia, de que diversão e lazer são direitos assegurados no famigerado Estatuto da Criança e do Adolescente, e que são importantes instrumentos de inclusão social.



                                                 



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

PELOTÃO MIRIM DA BRIGADA MILITAR VIAJA PARA A PRAIA


  Uma viagem inesquecível. Essa foi a frase mais ouvida dos alunos do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Santa Rosa. Principalmente para aqueles que conheceram o mar nesta viagem. Uma experiência marcante que jamais esquecerão como premio para aqueles que se dedicaram aos estudos durante o ano de 2011. 
  O Pelotão Mirim da BM de Santa Rosa é um projeto social que atende crianças em situação de risco social. E preocupado com o progresso escolar dos alunos atendidos, premia cada final de ano aqueles alunos que são aprovados na escola e demonstram um comportamento de Aluno Mirim. 
  Neste ultimo dia 09 de dezembro os alunos acompanhados dos Instrutores 1Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas Bueno de Lima e professora Gabriela Crestani saíram de Santa Rosa as 05 da manhã. Na tarde deste mesmo dia visitaram o Zoológico de Sapucaia do Sul, chegando a tardinha na cidade de Torres. Além de permanecer na praia sábado e domingo os alunos puderam desfrutar do Parque Aquatico Acqua Lokos em Capão da Canoa.
  “Nosso objetivo é efetivar os direitos de lazer, educação e pleno desenvolvimento da pessoa, constante no Estatuto da Criança e do Adolescente”, este é o pensamento da equipe de instrutores do Pelotão Mirim. “ver a alegria e a admiração no rosto das crianças não tem preço”. 
  A viagem foi possível graças a colaboradores como Major Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, Rotary Internacional, Banco Sicredi, Dr Alexandre Baukem, Valdemar Pisoni Jr (organizador da Copa Ventura de Motocross).



















TEATRO NO CENTRO CÍVICO PARA ENCERRAR AS ATIVIDADES LETIVAS

    O ano de de 2011 foi uma ano de muitas atividades para o Pelotão Mirim. E para encerrar as atividades letivas nada melhor que uma grande noite. E esta noite ocorreu no dia 07 de dezembro. Junto com os demais projetos sociais reuniram-se no Centro Cívico Antonio Carlos Borges para festejar o Natal com apresentações de teatro, musica e dança.
    O participamos do evento com a apresentação da peça de teatro "Presente de Natal", resultado do trabalho desenvolvido durante este ano pela professora de teatro Rojane da CIA Municipal de Teatro. Durante este ano a professora Rojane desenvolveu inúmeras peças de teatro, esquete teatrais e exercícios de expressão corporal.   E para encerrar a peça os alunos cantaram a música "Acorda pra Vida" regidos pelo Sd Lima e acompanhados pelas professoras Odete e Gabriela.
    Fizeram-se presentes várias pessoas da sociedade além de autoridades como prefeito e vice-prefeita, secretários municipais alem de todos os profissionais envolvidos nos Cas, que desenvolvem trabalhos similares.




Desejamos a todos os alunos UM FELIZ NATAL E ABENÇOADO 2012.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

REUNIAO DE PAIS COM PALESTRA DO DC JACSON LIMA

   No dia 01 de dezembro de 2011 na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social ocorreu uma reunião com os pais e alunos do Pelotão Mirim. Na ocasião foram tratados assuntos referentes a viagem para a praia.
   A reunião foi coordenada pelo Sd Jarbas de Lima, que informou aos pais que os alunos do Pelotão Mirim que viessem a passar de ano na escola, seriam premiados com uma viagem de final de ano para praia. Foram informados também do itinerário, custos, data e critério para a participação.
  Ao final da reunião os pais e alunos puderam ouvir uma palestra com o tema “Embarcações da vida”, ministrada pelo jovem Jacson Bueno de Lima, diácono da Igreja Assembléia de Deus de Alegria, formando em Direito pela Unijuí. Que contou da sua historia de superação, pois aos 16 anos foi obrigado a se tornar comerciante em razão do falecimento de seu pai. “Embarcações da Vida” traçou um paralelo entre a história do Titanic, um super projeto que fracassou e a Arca de Noé, um projeto maluco, baseado na fé, mas com muito sucesso. Finalizou cantando para todos os presentes a musica “Como Zaqueu”.
  Para encerrar já em clima natalino os alunos cantaram a musica “Acorda para a Vida” que será apresentada dia 07 de dezembro com um teatro no centro cívico.





INTEGRAÇÃO INTER-PELOTÕES.


Ocorreu no dia 24 de Novembro uma integração entre o Pelotão Mirim da Brigada Militar de Santa Rosa e o Pelotão Mirim do Exército do19RCMec. 
Durante o dia todo meninos e meninas atendidos por estes dois projetos de integração social divertiram-se jogando futebol sete, voleibol e tomando banho de piscina. Ambos os projetos parceiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santa Rosa.
O espírito de diversão prevaleceu sobre a competitividade. Na parte da manha houve os jogos de futebol entre os meninos, e voleibol entre as meninas. Após os jogos dos dois projetos aproveitara para banhar-se na piscina do SIMEW, local do evento no interior do quartel do 19RCMec. Ao meio dia houve um saboroso almoço e a tarde meninos e meninas aproveitaram o calor para ficar na piscina, com muita folia saudável e muita diversão.
Além dos instrutores Sd Lima, professoras Odete e Gabriela, estiveram os instrutores do P. Mirim do 19RCMec, Sgt Mauri, Cb. Bueno e professora Adriane. Também se fizeram presentes secretario municipal Ronaldo Darós e a Coordenadora Municipal da Criança e do Adolescente Ângela da Silva.