terça-feira, 26 de julho de 2011

ENCERRAMENTO DO PRIMEIRO SEMESTRE

     Foi com um almoço no dia 16 e julho de 2011 que o Pelotão Mirim da BM de Santa Rosa encerrou suas atividades do primeiro semestre 2011.
     Os alunos se reuniram a partir das 9:30 h na sede do 4 BPAF. Primeiramente participaram de um divertido bingo coordenado pela professora Carla Nikodem, onde todos os alunos receberam pequenos presentes como prêmios. 
     Na oportunidade foram presenteados os alunos que estiveram de aniversário de janeiro a junho. Cada aniversariante recebeu um tênis de presente. Isso foi possível graças a colaboração de voluntários que apoiam o pelotão mirim com doações. Foram doados R$234,15 pela mini empresa Eco Blocus do Colégio Cairu que participou projeto Junior Achievement, sendo que estiveram presentes as alunas Taciana e Caroline. O restante do valor advieram de doações de sargentos e oficiais do 4BPAF. Ao meio dia foi servido um almoço feito pelos instrutores 1° Sgt Amarildo Kaiber e Sd Jarbas Bueno de Lima.

     Os alunos do Pelotão Mirim estarão de férias nas duas ultimas semanas de julho com retorno previsto para 1° de Agosto.


sábado, 16 de julho de 2011

REUNIÃO COM PAIS

Nas dependencias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Santa Rosa  no ultimo dia seis de junho realizou-se uma reunião, que costumeiramente é mensal, com os pais e alunos do Pelotão Mirim da Brigada Militar.
         A reunião começou as 19h da noite, coordenada pelo 1° Sgt Amarildo Kaiber. Durante a noite os pais puderam prestigiar a apresentação de duas peças teatrais apresentadas pelos alunos. As peças “Drogas” e “O Palhaço” foi o resultado do árduo trabalho da professora Rojane, da cia. municipal de teatro. Peças estas que proporcionaram ao presente momentos de pura reflexão e bom humor.
         Ao fim da noite o Major Vladimir Dalla Costa Ribas palestrou aos presentes sob o tema Meio Ambiente. Durante sua apresentação, 
pais e alunos puderam refletir profundamente sobre este tema de fundamental importância na contemporaneidade. Foram passados aos presentes valores como a importância de um ambiente saudável e equilibrado; a situação ecológica do planeta e o que pode-se fazer para termos atitudes de preservação.
         Alem disso o major apresentou fotos da famigerada “Operação Trinca Ferro”, que combateu o trafico internacional de animais no sul do Brasil.
     Ao fim da noite as professoras Carla e Franciele serviram um saboroso lanche aos presentes. A reunião contou com uma razoável participação das famílias dos alunos, provando que projetos sociais devem estar ao lado da família para alcançar 
seus objetivos.


         

DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS É PREMIADA


          Foi num clima de muita descontração e alegria que na noite de quarta-feira dia 13 de julho, que os alunos destaques do primeiro trimestre no Pelotão Mirim da Brigada Militar participaram de um rodizio de uma janta em uma pizzaria de Santa Rosa. A janta, paga pelos professores, foi um recompensa aos alunos que tiveram o melhor desempenho escolar.
            Foram premiados os alunos Guilherme Kraemer (1° lugar) estudante da 7ª série da Escola Estadual Raul Oliveira, aluno José Junior Schirman Schuck (2°lugar) estudante da 8ª série Escola Municipal Timbaúva. Já da turma femenina fora premiadas as alunas Luana Battu (1° lugar) estudante do 5° ano da escola Estadual Raul Oliveira e a aluna Giovana Viana (2° lugar) estudante da 6ª série da Escola Joaquim José Felizardo  –  CIEP.
             A premiação é consequencia da filosofia do Pelotão Mirim, que busca á inclusão social através do imcentivo a educação, presando o bom rendimento escolar. Participaram da janta os instrutores do projeto 1° Sargento Amarildo Kaiber, Soldado Jarbas Bueno de Lima, professoras Carla Nikodem e Francieli Gomes.


 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Festa Junina no Parque de Exposições

Os alunos do Pelotão Mirim da Brigada Militar no dia 30 de junho de 2011 participaram da Festa Junina promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social através da coordenação Geral dos C.A.S. e Pelotões Mirins. Foi uma tarde de integração entre professores e alunos, com muita diversão e apresentação da quadrilha, desfile da (o) caipira (o) á caráter caipira. As vestimentas típicas e a decoração temática transportaram os alunos ao mundo imaginário do caipira. Visto que a festa junina foi ápice de um trabalho desenvolvido na forma de “miniprojeto” durante o mês de junho. Durante este mês os alunos conheceram através de estudo, resumos, leitura e produção textual um pouco das tradições das festas juninas, desde a sua origem europeia até a sua inserção no folclore regional brasileiro

Os alunos do Pelotão Mirim participaram ativamente da festa. Primeiramente os alunos Luan Lucas Paulus e a aluna Tainá Maders participaram do desfile que escolheu o mais belo e a mais bela caipira respectivamente, Em seguida os alunos e alunas fizeram a apresentação da típica quadrilha junina. O professor sd Jarbas Bueno de Lima foi o animador da apresentação que motivou os alunos e as professoras carla Ines Nikodem e a estagiária Francieli Gomes participaram da dança da quadrilha juntamente com os alunos.   




Luan e Tainá



























segunda-feira, 13 de junho de 2011

PELOTÃO MIRIM E A INCUSÃO DIGITAL



       Em plena era digital, desconhecer completamente as tecnologias da informação digital pode-se considerar possuir um certo grau de analfabetismo. Para o pleno desenvolvimento do aluno do século XXI é fundamental um conhecimento mínimo do manuseio de um computador e seus benefícios como a Internet, uma ferramenta extremamente útil ao aprendizado se utilizada de forma correta.
            Com o intuito de inserir seus alunos neste contexto, o Pelotão Mirim da Brigada Militar de Santa Rosa realizou no ultimo dia 01 de junho uma visita ao Telecentro Comunitário onde puderam durante uma hora utilizar os computadores com acesso a Internet. Para muitos foi a primeira oportunidade de acesso livre a esta importante ferramenta de construção do conhecimento. Percebe-se que apesar de uma aparente explosão do acesso a Internet, ainda há muito que avançar quando se tratam das classes menos favorecidas com alunos oriundos de escola pública. E buscando dar continuidade ao processo de inclusão digital, serão realizadas semanalmente visitas ao telecentro onde por duas horas os alunos terão acesso aos computadores. 
O Pelotão Mirim é um projeto social da Brigada Militar em parceria com a Prefeitura Municipal, cujo foco principal está o processo de ensino e aprendizagem. Atender crianças e adolescentes em situação de risco social e proporcioná-los o acesso ao mais diversos instrumentos de aprendizagem tem sido a ideologia dos instrutores 1 Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas Bueno de Lima e professoras Carla Nikodem e Francieli Gomes.
             


terça-feira, 7 de junho de 2011

PELOTAO MIRIM SANTA ROSA

ESSE É O BLOG DO PELOTÃO MIRIM DE SANTA ROSA. UMA PARCERIA ENTRE A BRIGADA MILITAR E A PREFEITURA MUNICIPAL.

Equipe
1 Sgt Amarildo kaiber
Sd Jarbas Bueno de Lima
Professora Carla Nikodem
Professora Francieli Gomes