segunda-feira, 28 de novembro de 2011

NOITE DO PIJAMA E NOITE DO VIDEO GAME

   Muita alegria, muita festa muita diversão consciente e responsável. Foi assim que ocorreu duas grandes noites com os alunos do Pelotão Mirim da BM de Santa Rosa. Para melhor integração entre instrutores e alunos foi realizada a "Noite do Pijama" coma as meninas e a "Noite do Vídeo-Game" com os meninos.
   A Noite do Pijama ocorreu no dia 17 de novembro. Nesta noite especial as alunas puderam realizar uma "noite de Cinderela". Junto com os instrutores do Pelotão Mirim iniciaram a noite no curso de cabeleireiros do Senac, onde gratuitamente desfrutaram de tratamentos de beleza para o cabelo, como escova, chapinha, baby liss e o que mais desejaram para se embelezar. Foi notória a alegria das meninas e como isto teve impacto positivo na auto estima feminina. Após deliciaram-se na sorveteria Bambina no centro da cidade. Para encerrar a noite caminharam até o quartel do 4° BPAF onde participaram de uma gincana aplicada pelo Sd Lima e Sgt Amarildo, jantaram, assistiram filme e dormiram no quartel na companhia das professoras Gabriela e Odete.
   A "Noite do Vídeo-Game" ocorreu mo dia 18 de novembro. Os meninos, juntamente com os instrutores do Pelotão Mirim, iniciaram a noite podendo brincar gratuitamente na Lan House MaxiComp durante três horas em jogos de computador, Playstation2, Playstation3, Xbox entre outros, o que foi motivo de muita alegria. Após também foram até a sorveteria Bambina, caminharam até o 4BPAF, participaram de uma gincana aplicada pelas professoras, jantaram, alguns jogaram mais vídeo-game e passaram a noite em companhia do Sgt Amarildo e Sd Lima. 
  A realização destas atividades além de um prazer pessoal para nós instrutores é também nosso dever. Realizamos nossa atividades buscando efetivar oque o Estatuto da Criança e do Adolescente impõe aos órgãos estatais.

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Art. 59. Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

Agradecemos aos parceiros do SENAC eque possibilitaram que esta noite fosse proveitosa. Além do esforço do nosso coordenador 1° Sgt Amarildo Kaiber que providenciou os custos e à Dinéia Lima, voluntária que nos ajudou nas gincanas masculina e feminina alem da janta para ambos.












segunda-feira, 14 de novembro de 2011

JANTAR DOS ALUNOS DESTAQUES

    Na noite do ultimo sábado, 05 de Novembro, os instrutores 1Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas Bueno de Lima, Professoras Odete Zocoloto e Gabriela Crestani reuniram-se na Pizzaria Mordomia para homenagear os alunos destaques do segundo trimestre. 
  Destacaram-se pelo desempenho escolar e envolvimento nas atividades do Pelotão Mirim os alunos William Loose, Lucas Fabriz e Maiara Vargas. Estes participaram de um jantar com rodizio de pizza patrocinado pelos professores.
  Acreditamos na importância da valorização daqueles que esforçam-se em estudar, sabendo que isto é de fundamental importância para integração social. 
    Parabenizamos aos aluno destaques e desejamos que continuem se esforçando cada vez mais. 

Passeio Ciclistico

   O ano letivo está acabando e o Pelotão Mirim de 2011 realizou uma das ultimas atividades extras deste ano. Na tarde do ultimo sábado dia 12 de Novembro foi realizado um passeio ciclístico da Casa dos Concerto até a Associação de Praças da BM no Lageado Ipê.
   A atividade foi possível graças aos parceiros inseparáveis do Pelotão Mirim. A Casa dos Concertos mais uma vez apoiou a nossa ideia fornecendo bicicletas ao alunos carentes que não tinham, alem de fornecer uma bicicleta para sortear aos alunos. Uma segunda bicicleta foi sorteada, doação do Sgt Rogério Sommer Paveglio.
   O passeio começou as 10h da manhã e ao meio dia os alunos almoçaram na sede da APBM, patrocinado pela Secretaria Municipal  de Desenvolvimento Social. Retornando para o centro da cidade as 15 horas.




terça-feira, 18 de outubro de 2011

ATIVIDADES NO MES DA CRIANÇA

    O mês de Outubro teve várias atividades relacionadas ao mês da Criança. No dia 10 pais e alunos participaram da costumeira Reunião mensal. Na oportunidade puderam apreciar apresentações de duas peças de teatro: a peça " A loja de brinquedos" apresentado pelas alunas e a peça "Retratos de Vidas" pelos alunos do Pelotão Mirim. Ao fim da noite o Professor Antonio Érbice que falou aos presentes dos direitos e deveres legais de pais e filhos, constante na Constituição Federal e Estatuto da Criança e do Adolescente.
   Já no dia 11 os alunos e alunas visitaram a 28 ° Encontro de Hortigranjeiros, quando os alunos apresentaram o Teatro Retratos de Vidas . Após a visita aos estandes se divertiram nos brinquedos do parque infantil. Os alunos puderam brincar gratuitamente em comemoração ao dia da criança. 













terça-feira, 4 de outubro de 2011

SETEMBRO INTENSO NO PELOTÃO MIRIM

     O mês de setembro foi de intensas atividades no Pelotão Mirim de Santa Rosa. Os alunos desenvolveram atividades relacionadas a Independência do Brasil na Semana da Pátria. Já na semana do Dia do Gaúcho os alunos participaram de um almoço típico no dia 18 na sede da Associação de Praças da BM.
     Já no dia 20 de Setembro os alunos participaram do Desfile Farroupilha sendo um dos números mais aplaudidos pela comunidade presente ao apresentar o "Quadradinho", uma demostração de Ordem Unida sem comando.
     O mês de setembro terminou com uma viagem para as Rota Missões. Visitamos a Catedral Santo Ângelo Custódio e o museu das Missões na cidade de Santo Ângelo. além das ruínas da redução jesuítica de São Miguel das Missões. Os alunos puderam compreender um pouco da historia das Missões e do valor cultural dos patrimônios históricos.  Dessa viagem participaram apenas os alunos com melhor desempenho escolar no primeiro e segundo trimestre.
Na saída de Santa Rosa muita expectativa

Na Catedral em Santo Angelo

No Museu das Missões 


Nas ruínas de São Miguel

 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

NOSSA HOMENAGEM A PÁTRIA GAUCHA


   Os alunos do Pelotão Mirim no mês de setembro tiveram atividades de resgate cultural das tradições gauchas. Foram diversas atividades em sala de aula para resgatar a história da Revolução Farroupilha, alem de uma visita ao CTG Sepé Tiaraju foi feito um dia com almoço carreteiro e confraternização. Neste dia 18 de setembro na Associação de Praças da BM os alunos apresentaram várias poesias construídas pelos próprios alunos, abaixo algumas das produções alunos:

GAÚCHO

No amanhecer do dia
La vai o gaúcho e a prenda
Em direção do galpão 
Para tomar seu chimarrão

Esperando o meio dia
Para fazer um fogo de chão
E a brasa vai estralando
Para assar um costelão

Logo a tarde no galpão
Um cochilo vou tirar
Com a minha prenda
Sonhos quero sonhar

Escuto um grito e vejo
Que é o do quero quero
Me levanto bem ligeiro
E minha prenda espero

Autor: aluno Leonardo Rodrigues


A PRENDA

Sou uma prenda
E adoro chimarrão
Mas também vou a escola e o CTG
Para cultivar a tradição

A minha comida predileta
É um churrasco bem gostoso
Acompanhado por um
Chimarrão saboroso

Sou uma gaucha de tradição
E gremista de coração
E por isso eu digo 
Para todos os gaúchos
Que vocês vao ser sempre 
Da nossa tradição

Quando eu como meu carreteiro
Sempre tenho ao meu lado
O meu companheiro

Autora: Geciéli da Conceição



FIM DE SEMANA

Fim de semana chegou
E nós vamos pro rincão
Procurar prendas bonitas
Pra dançar no meu galpão

Acendemos o fogo na brasa
E logo começa a esquentar
Largamos o espeto com carne 
Pra mais tarde almoçar

O amor pela bela prenda 
O Gaucho ten desde pequeno
O problema é quando um
Resolve soltar seu veneno

Logo iremos para o ginete
Mostrar o nosso valor
Montando em cavalo bravo
Para virar um domador

A noite chega e vamos embora
Com o primeiro lugar no lombo
O premio não era dinheiro
Era orgulho de ser chmango

Chego em meu recinto
Pronto para dormir
Deito em minha rede e sinto
Um grande amor pelo Rio Grande.

Autor: Leonardo Mateus




domingo, 4 de setembro de 2011

NOITE ANIMADA NO CINEMA

Alunos acompanhados pelo 1° Sgt Amarildo Kaiber, Sd Jarbas
de Lima e as professoras Carla e Gabriela.
    
     Mais um momento de diversão e cultura proporcionado pelo Pelotão Mirim da BM de Santa Rosa a seus alunos. Na noite da ultima quinta feira, alunos e alunas, acompanhados pelos instrutores deste projeto, foram até o cinema de Santa Rosa para assistir um filme.
        Graças ao Sr Barão proprietário do cinema que forneceu entrada gratuitas aos alunos, crianças e adolescente puderam mais uma vez se divertir em contato com a sétima arte. Mais uma vez o Pelotão Mirim consegue, com o auxilio de pessoas da comunidade, proporcionar momentos de alegria, cultura e entretenimento aos alunos atendidos.